O Que é Fobia Social?
- Mariana Novaes
- 2 de out. de 2016
- 1 min de leitura
A fobia social, também chamada de transtorno de ansiedade social, é um transtorno mental que leva o indivíduo a um alto grau de ansiedade e sofrimento psíquico quando exposto a situações sociais. A pessoa que tem o problema, costuma sentir um forte medo de situações que exijam socialização, tem receio de se expor aos outros por achar que está, o tempo todo, sendo avaliada por eles.
Quando não tratada, a fobia social pode causar grandes problemas na vida do indivíduo e se tornar um especilho para o desenvolvimento de sua vida profissional, acadêmica, amorosa ou em seu cotidiano, em geral. Pode, ainda, levar ao desenvolvimento de outros problemas graves, como a depressão, por exemplo.

Imagem: https://pixabay.com/
Diversas são as teorias que procuram explicar e compreender a causa do transtorno fóbico social, não havendo, portanto, uma explicação única e exata sobre o tratamento, origem ou fatores desencadeadores, mas sim um conjunto de estudos e técnicas.
Por isso, o ideal é que a pessoa procure ajuda profissional, para descobrir a possível causa que tenha desencadeado a fobia e, principalmente, para tratar o problema. As especialidades médicas que, comumente, tratam a pessoa com fobia social, são a psicologia e a psiquiatria.
Referências:
D’EL REY, G. J. F.; PACINI, C. A. Terapia cognitivo-comportamental da fobia social: modelos e técnicas. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, mai./ago. 2006, p. 269-275.
PICON, P.; KNIJNIK, D. Z. Fobia Social. In: Knaap, P. et al. Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
Comentarios